Marketing – função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005)
Cultura – Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. (Wikipedia)
Marketing Cultural – Todas as acções de marketing que usam a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou a imagem de uma empresa. Para se fazer marketing cultural não há uma fórmula perfeita (como não há para nenhum tipo de marketing…), porque há variáveis que, conforme combinadas, podem resultar numa excelente acção de marketing. O que manda é a criatividade para atingir o público-alvo de forma a atender os objectivos de comunicação da empresa com os recursos disponíveis. (www.marketingcultural.com.br)
Para primeiro post não podia ser mais teórico… Parece que não têm nada a ver mas podem perfeitamente viver juntos. Bem ou mal feito, o marketing é no mundo consumista em que vivemos a ciência mais universal. Todos podemos passar ao lado da teoria da relatividade ou do acelerador de partículas suíço mas é-nos impossível passar ao lado dos milhões de mensagens de novos produtos, de promoções, de packs familiares ou de preços baixos.
O problema é que a cultura tem em si uma sensibilidade particular que faz com que muitas vezes vê-la como produto que precisa de uma campanha de marketing como um detergente qualquer deixe muita gente com urticária…
Sem comentários:
Enviar um comentário