01 março 2009

The Printed Blog

Parece que tudo se encaminha para o fim dos jornais. Desde que me lembro de ouvir qualquer comentário sobre este tema, a opinião nunca muda: os jornais têm os seus dias contados e todos os seus leitores se vão perder para a rádio, a televisão, os gratuitos e por fim, a internet. Esse monstro aglutinador em que ninguém paga nada a não ser aos operadores pelas mensalidades e os Gigas de Downloads...

De repente, uma start-up de Chicago (uns românticos com certeza) cria um negócio cuja única ideia reverte toda esta tendência: The Printed Blog, o jornal que "devolve a sensação táctil de ter a informação na mão" e que pode ser lido em qualquer sítio independentemente de existir rede wi-fi.

Este novo jornal terá sobretudo um enfâse local, agregando conteúdos gerados na internet e portante sem equipa redactorial. No fundo, é um jornal que funcionará como um feed RSS e que practicamente não necessita trabalhadores.
O conteúdo não será apenas de blogs mas também fotos, puzzles, eventos, comentários de leitores e assuntos de interesse local. The paper is currently still testing its model, but its first issues are scheduled to hit the streets of Chicago and San Francisco today. It will ultimately be distributed to neighbourhood pickup points in A.M. and P.M. editions.

O The Printed Blog já tem acordos com mais de 300 bloggers para publicar os seus posts em troca de uma percentagem dos ganhos de publicidade e teve na sua primeira edição 15 anuunciantes. A seguir, e para conseguir um alcance maior, a ideia é colocar impressoras na casa dos distribuidores para poderem imprimir e distribuir com maior rapidez e menores custos.

Apesar de todas as incógnitas deste negócio, não deixa de ser uma ideia brilhante baseada na simples necessidade das pessoas gostarem de:
:: ler opiniões - muitas vezes mais do que só informação imparcial
:: saber as notícias locais da sua terra
:: e ter um suporte papel

A visitar: www.theprintedblog.com

Sem comentários:

Enviar um comentário