25 fevereiro 2009

Mecenas, Caius Mecenas

É curioso como surgem algumas palavras...
Em geral atribuimos muitas à lingua grega mas não é costume serem atribuidos a um nome grego!

Mal sabia este senhor que o seu nome se iria eternizar como o símbolo do patronato rico, generoso das artes. Que o papel de um Mecenas (que não obrigatoriamente grego) é tão importante para o mundo cultural!


Mecenas (Caius Maecenas) foi um cidadão romano da época imperial. Foi um grande político, estadista e patrono das letras. Administrou a fortuna da sua família que era rica (entre 74 a.C. e 64 a.C.) e foi um conselheiro hábil e de confiança de César Octaviano (Augustus). Este Imperador fez-se muitas vezes representar por Maecenas como seu tribuno, orador, patrono e amigo pessoal para várias missões políticas. Depois da reforma, devotou todos os seus esforços ao seu famoso círculo literário, que incluíu Horácio, Virgilio, e Propertius, patrocinando-os com bens materiais e protecção política.

Ser "um mecenas" foi expressão que foi ficando e que derivou depois para o substantivo "mecenato" que representa exactamente o que Caius Maecenas fez em vida...

1 comentário:

  1. Por acaso... já conhecia!

    Mas é fabuloso como uma pessoa acaba por ficar com o seu nome eternizado por milhares de anos, e que, se a maioria das pessoas não sabe quem ela foi, sabe muito bem o que ela representa.

    ResponderEliminar