18 fevereiro 2009

"Skins" - série de televisão

Uma série de televisão já não é só um programa de 40 minutos que é transmitido semanalmente por um canal qualquer. As séries têm tomado uma importância ultimamente que está ao nível do cinema: a ficção de televisão é tão poderosa, variada e rica como toda a indústria de Hollywood... Ou até podemos dizer que é o próprio Hollywood que quer fazer parte disto para não perder o comboio...

E o canal britânico E4 foi o primeiro a lembrar-se de uma coisa muito simples: as pessoas quando vêm uma série estão em casa. E estar em casa hoje em dia para um target jovem significa estar em constante multi-tasking. Têm a televisão acesa, estão no computador, metidos no messenger ou no Hi5, ouvem música, enviam sms e ainda terão uma revista no sofá à espera de ser desfolhada.

Assim que, no lançamento da 3ª temporada de "Skins", uma série para adolescentes que relata a vida de um grupo de estudantes de secundária de Bristol e a sua relação com as drogas, o sexo, os adultos e entre eles mesmos, o canal E4 utilizou a plataforma do Messenger para se aproximar ainda mais do target. Se acrescentarmos o endereço skinsmessenger@e4.com aos nossos contactos do Messenger, enquanto a série passa na televisão, começamos a receber informação adicional sobre a mesma. Chegam-nos mensagens com dados sobre o que se está a passar, com conteúdos extra e links para entrevistas com os actores ou cenas novas que não vão passar no formato convencional.

Para além disso, e porque a ligação no Messenger está sempre activa, vamos recebendo algumas mensagens como o horário do próximo episódio, antevisões de próximos episódios, links para vermos episódios antigos e tudo aquilo que a produção se possa lembrar!

Se dermos um salto à página oficial (http://www.e4.com/skins/) vemos que não só de Messenger se serve esta série, está presente no MySpace, Bebo, Twitter e Facebook, os grandes "centros de comunicação" dos nossos dias.

A televisão reinventa-se para sobreviver com um dos provérbios mais antigos que eu conheço: "se não podes vencê-los, junta-te a eles".

Sem comentários:

Enviar um comentário